Nossa Serra do Lenheiro


A Serra do Lenheiro está localizada a noroeste da cidade de São João del-Rei. Caracteriza-se por ser uma formação de quartzito com grandes blocos chamados de Pontões que compõem o lugar, além dos vários blocos de pedra espalhados por todo o local.
A vegetação é formada pelo Serrado e campos de altitude cortada por nascentes d'água nas partes altas formando riachos e ribeirões. Espécies de orquídeas são facilmente encontradas  por quem já possui uma certa experiência no assunto, exemplares do tipo Laelia mantiqueirae, Epidendrum denticulatum, Specklinia rupestris, Cleistes libonii, Cyclopogon e até algumas micro orquídeas podem ser encontrados com facilidade vegetando em árvores, rochas e no solo. Algumas espécies que eram abundantes na região não são mais encontradas, como as Cattleya lodigesii e a Oncidium que pela extração desordenada praticamente estão extintas da serra.
Animais como diversos pássaros, o gavião Carcará, corujas, e lagartos ainda são vistos com frequência. Apenas as raposas que já ocuparam boa parte da região do Lenheiro são raramente vistas e em apenas um setor restrito da serra.

Clique no botão RELIEF MAP para mudar a visualização.

Rota de bicicleta 1531560 - powered by Bikemap 

A serra também é usada pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João del-Rei para treinar seus soldados nas técnicas verticais. Há alguns anos atrás o 11º BI utilizava toda a extensão da serra para treinamentos e até hoje ainda podemos encontrar cápsulas de munição de festim por muitos lugares, hoje em dia é utilizada apenas uma parte da serra próxima do bairro Tijuco, tal localidade é conhecida por CEMONTA que é a parte mais conhecida da serra pelo fato de atrair muitos praticantes de Escalada e Rapel.



Pinturas rupestres também podem ser vistas na Serra do Lenheiro. Há estudos que apontam que as pinturas foram feitas por tribos nômades a cerca de 6 a 9 mil anos atrás. Estima-se que estes grupos viviam em cavernas e provavelmente abrigavam-se na Serra para caçar, local de onde tinham boa visão de caça e possíveis inimigos como outras tribos. Estas figuras servem de testemunho da passagem de grupos humanos na região onde hoje são encontradas e servem ainda para explicar o comportamento e a expressão cultural dos grupos que as executaram e talvez a época da permanência destes grupos na região.

Pinturas rupestres na Serra do Lenheiro próximo ao CEMONTA


Parte da Serra do Lenheiro foi decretada como Parque Municipal Ecológico, de acordo com seu ato de criação através do decreto municipal nº. 2.160 – 28 de setembro de 1993 e pela Lei nº. 3.356 – 01 de abril de 1998. Com uma área considerada pequena de aproximadamente 2.000 Km² (dois mil quilômetros quadrados), o Parque localiza-se nas proximidades dos bairros Tijuco, Gameleiras, Residencial Lenheiro, Auto das Mercês e Senhor dos Montes e deveria ter como objetivo a proteção deste conjunto de montanhas, além do oferecimento de mais uma alternativa de lazer à população da cidade e visitantes.
Por incrível que pareça, muitos moradores de São João Del Rei e região conhecem muito pouco ou praticamente nada da serra que pode ser visível de todos os bairros mais altos da cidade, a vista do bairro Bonfim e o Alto do Cristo são deslumbrantes.

Alto do Cristo Redentor no Bairro Sr. dos Montes em São João del Rei


Serra do Lenheiro vista do Alto do Cristo


Vista da Serra do alto do bairro Bonfim

Vista do Residencial Parque Real, Bonfim



Bairro Guarda Mor com a Serra ao fundo


Nossa Serra tem paisagens únicas, possui uma riqueza histórica e cultural valiosíssima com seus imponentes muros de pedra erguidos pelos escravos a mais de 200 anos, suas lendas folclóricas, histórias de amores não correspondidos e milagres como o ocorrido com uma imagem de Sto. Antônio encontrada na serra e que foi levada para uma capela do mesmo santo onde passou a noite. No dia seguinte não estava mais lá, sendo que ninguém mais entrou na capela naquela noite. Dias depois a imagem foi encontrada de volta no mesmo lugar de antes na Serra do Lenheiro. (Nosso grupo está pesquisando a respeito destas lendas e histórias relacionadas à Serra do Lenheiro e dentro do possível estaremos atualizando- as aqui no blog).

Gruta em memória ao ocorrido com a imagem de Sto. Antônio construída ao pé do morro com o mesmo nome do santo na Serra do Lenheiro.


 Cruz no Morro das Almas, no alto da Porteira pesada.

 Muro erguido pelos escravos a mais de 200 anos localizado no alto da Porteira Pesada, tem aproximadamente 500 metros de extensão. A porteira está lá em baixo no finalzinho do muro.

Vista de baixo do mesmo muro, a cruz fica lá no alto do morro.

Famosa Porteira Pesada. Local de muito mistério e lendas de assombração, do lado esquerdo ainda restam as pedras que eram chamadas de Poltrona do Sací, por terem a forma de um assento com um encosto.

Abaixo, dois vídeos mostrando um pouco das belezas da Serra do Lenheiro.



-------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar!